Avançar para conteúdo principal

O Porto - A não perder no Porto

O Porto "respira" vida a vários níveis. Para além das suas riquezas arquitetónicas, dos seus magníficos monumentos, dos segredos que se descobrem no percorrer das vielas e da sua riqueza gastronómica, a Invicta tem muito mais para oferecer ao longo de todo o ano. Deixamos algumas sugestões.

O Porto "respira" vida a vários níveis. Para além das suas riquezas arquitetónicas, dos seus magníficos monumentos, dos segredos que se descobrem no percorrer das vielas e da sua riqueza gastronómica, a “Invicta” tem muito mais para oferecer ao longo de todo o ano. Deixamos algumas sugestões.

Festas

Ao longo do ano letivo no Porto, três grandes celebrações invadem as ruas da cidade: o Ano Novo, a Semana Académica e as Festas de São João

No Ano Novo, os portuenses juntam-se na Avenida dos Aliados para assistir ao habitual concerto de final do ano e fazer a contagem até à meia-noite. Se preferes dançar pela noite fora, existem várias discotecas, bares e outros espaços do género onde podes festejar o início de um novo ano. 

A Semana Académica, em maio, é um evento estudantil ligado a tradições centenárias. No Porto, é conhecida como a Queima das Fitas, sendo as noites de concertos no Queimódromo um dos momentos mais ansiados pelos estudantes. 

No final de junho, as festas de São João, com características únicas no mundo, são a apoteose das celebrações no Porto e uma das mais importantes expressões culturais populares portuguesas. Na noite de 23 de junho, todos saem à rua para assistir ao fogo de artifício sobre o rio Douro. Não vais escapar ao martelo de São João e ao alho-porro, por isso sugerimos que prepares a retribuição. Uma outra tradição que vale a pena ver são as Cascatas de São João, que encontras espalhadas pela cidade. O lançamento de balões de ar quente é outro dos momentos altos das festas de São João.

Festivais Internacionais

Ao longo de todo o ano, o Porto acolhe inúmeros festivais culturais, ligados à música, teatro e cinema. Entre estes, destacam-se o FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), o DDD - Festival Dias da Dança, o Serralves em Festa, o NOS Primavera Sound, o FIMP - Festival Internacional de Marionetas do Porto ou o Fantasporto, o maior festival de cinema de Portugal.

Locais de Diversão

Se há algo que caracteriza o Porto é o número de restaurantes, casas de petiscos, bares, discotecas ou outros locais de diversão, abertos em todas as esquinas, especialmente na zona antiga e nos bairros mais típicos. Além disso, a criação de novos espaços e a remodelação dos existentes é contínua, pelo que a vida e animação no centro da cidade nunca vão faltar.

Ao longo dos últimos anos, o Porto tem vindo igualmente a assistir à reanimação das zonas noturnas da Baixa. Não deixes de viver as noites do Porto, desfrutando do ambiente boémio, eclético e cosmopolita da cidade. A diversão é garantida!

Gastronomia

O Porto é uma cidade gastronómica: a comida típica é deliciosa e a oferta é enorme, o que agrada a todos os gostos e carteiras.

Não deixes de provar os célebres pratos portuenses, como as Tripas à Moda do Porto ou a Francesinha, num dos muitos restaurantes à tua escolha (cada portuense tem o seu favorito). Quando quiseres experimentar algo diferente, uma das vantagens de viver numa cidade cosmopolita e multicultural como o Porto é a ampla oferta de espaços dedicados à gastronomia de diversos países e culturas

Nas alturas em que é preciso controlar o orçamento, os cafés e snack-bars da cidade são uma ótima alternativa para refeições ligeiras e petiscos. Alguns ficam abertos até às 02h00 ou mesmo até às 04h00, para servir os estudantes que gostam de viver o Porto after-hours

Sugerimos ainda que proves o célebre Vinho do Porto, um paladar único celebrado na literatura e cinema nacional e internacional.

Exposições, Concertos e Espetáculos

No que toca à música, o Porto tem vindo a ser palco de um número cada vez maior de espetáculos de música rock e alternativa, bem como de diversos festivais. Para além de espaços abertos (como os jardins do Palácio de Cristal), o Coliseu do Porto, o Hard Club, o Teatro Sá da Bandeira e o clube Passos Manuel são locais privilegiados para este efeito.

Mas o roteiro musical do Porto não fica completo sem uma passagem pela icónica Casa da Música, onde é possível encontrar uma programação regular e muito heterogénea de concertos: desde a música clássica à música eletrónica, passando por música contemporânea, world music e pop-rock.

Também é frequente a organização de feiras de artesanato e a apresentação de música e danças populares (folclore), festas populares (sobretudo entre junho e agosto) e a organização de festivais de teatro, música e cinema. No mês de maio é ainda habitual realizar-se a Feira do Livro do Porto, onde costuma também estar presente a U.Porto Press.

Cinema e Teatro

O Porto dispõe de uma programação cinematográfica bastante alargada, desde salas onde são exibidos filmes do circuito comercial (normalmente nas salas de cinema existentes nos centros comerciais) a salas onde são exibidos filmes de caráter mais independente e alternativo. O Cineclube do Porto e o Cineclube do Norte apresentam sessões especiais, muitas vezes no Teatro Rivoli ou na Casa das Artes, que servem também de palco a algumas das sessões do Fantasporto. Aberto ao público, bem no "coração" da cidade, está também o Cinema Trindade, com sessões para todos os gostos, especialmente os amantes do cinema de autor e independente.

No que respeita às artes performativas, o Porto conta, entre outros, com o Teatro Rivoli, o Teatro Nacional São João, o Teatro Carlos Alberto, o Mosteiro de São Bento da Vitória, o ACE Teatro do Bolhão e o Coliseu do Porto, a maior sala de espetáculos da região norte do país. Para além disso, há pequenas salas onde atuam as diferentes companhias de teatro da cidade, como a Seiva Trupe, a mala voadora ou a Palmilha Dentada, e muitos grupos musicais e recreativos.