Avançar para conteúdo principal

Cultura, Museus e Património - Espaços Verdes

O Porto está repleto de belos e amplos espaços verdes. Descubra a beleza natural da cidade, começando pelos jardins e parques da Universidade do Porto.

Do histórico Jardim Botânico do Porto aos jardins que "pintam" a maioria das nossas faculdades, é fácil encontrar na U.Porto um espaço verde para desfrutar da natureza, praticar exercício físico ou simplesmente relaxar e conviver.

O campus dispõe de parques e jardins com grande biodiversidade vegetal, qualidade ambiental e riqueza paisagística. Entre os espaços mais recentes, destaca-se o Parque Central da Asprela, que liga as várias faculdades e centros de investigação do maior polo da U.Porto.

Mas este é apenas um dos muitos espaços verdes de que pode desfrutar na U.Porto. Abaixo deixamos mais algumas sugestões...

Jardim Botânico da U.Porto e Casa Andresen

Jardim Botânico da U.Porto e Casa Andresen

Projetando-se numa área de quatro hectares, o histórico Jardim Botânico da U.Porto convida a horas de passeio por entre sebes de japoneiras, lagos com plantas aquáticas, ou uma zona de estufas com plantas variadas.

Ideal para uma pausa no estudo e no trabalho, uma visita ao Jardim não fica completa sem um salto à Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, instalada na Casa Andresen.

Localização: Rua do Campo Alegre, 1191, 4150-181 Porto, Portugal.

Casa Andresen vista do Jardim Botânico
Casa Andresen Jardim Botânico

Mais informações sobre o Jardim Botânico da U.Porto

Parque Botânico do Campo Alegre

Ocupando uma área total de cerca de 13 hectares, o Parque Botânico do Campo Alegre estende-se desde os jardins da Faculdade de Ciências (FCUP) ao jardim da Casa Primo Madeira e ao Jardim Botânico da Universidade do Porto. Neste "tour verde", é possível apreciar cerca de 2000 espécies botânicas.

Localização: Rua do Campo Alegre, 4150-180 Porto, Portugal.

Parque botânico do Campo Alegre
Parque Botânico Campo Alegre FCUP Jardim Primo Madeira

Jardim de Belas Artes / Palacete Braguinha

Jardim de Belas Artes / Palacete Braguinha

O histórico Palacete oitocentista que serve de "casa" à Faculdade de Belas Artes é a porta de entrada para um autêntico museu ao ar livre em pleno centro do Porto.

Para além dos edifícios de grande interesse arquitetónico que povoam o jardim da Faculdade, uma visita convida também a conhecer as belas esculturas que ali vivem, criadas por antigos estudantes da FBAUP e das escolas que a antecederam.

Localização: Avenida Rodrigues de Freitas, 265-269, 4049-021 Porto, Portugal.

Três estudantes a passearem no jardim da FBAUP
Jardim Belas Artes 3

Casa do Gólgota

Casa do Gólgota

Antes de se instalar no atual edifício projetado por Álvaro Siza Vieira, a Faculdade de Arquitetura da U.Porto funcionou durante vários anos nesta moradia centenária, também ela recuperada pelo primeiro Pritzker português. Mantendo-se integrada no complexo da FAUP, a Casa do Gólgota é por isso o espaço ideal para respirar arquitetura, mas também o ar puro do espantoso jardim que a rodeia.

Localização: Rua do Gólgota, 215, 4150-351 Porto, Portugal.

Casa do Gólgota
Casa do Gólgota

Parque Central da Asprela

Parque Central da Asprela

Estendendo-se entre a UPTEC e a Faculdade de Desporto, numa área de mais de 60.000 m2, o Parque Central da Asprela é o mais recente "pulmão verde" da U.Porto. Com centenas de árvores, duas ribeiras, vários equipamentos e uma ampla zona verde, o Parque serve de ponto de ligação entre as várias faculdades, centros de investigação e outras estruturas que coabitam no maior polo da Universidade.

Localização: Rua Júlio Amaral de Carvalho, 4200-804 Porto, Portugal.

Parque Central da Asprela

Parque da Quinta de Lamas

Parque da Quinta de Lamas

Situado no polo da Asprela, o Parque da Quinta de Lamas estende-se ao longo de três hectares de jardim e espaços desportivos localizados entre as faculdades de Engenharia e de Economia. O parque é composto por mais de 18.000 metros quadrados relvados, onde é possível encontrar zonas de desporto informal, percursos pedonais e cicláveis e áreas de convívio.

Localização: Parque da Quinta de Lamas, 4200-465 Porto, Portugal.

Parque da Quinta de Lamas
Parque da Quinta de Lamas

Casa Burmester / "Casa dos Livros"

Localizado entre a Casa Andresen / Jardim Botânico da U.Porto e a Casa Primo Madeira, o renovado Palacete Burmester acolhe o Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto, também conhecido como "Casa dos Livros". E porque não aproveitar uma pausa na visita para pegar num livro e degustá-lo no maravilhoso jardim que integra o complexo?

Localização: Rua do Campo Alegre, 1055. 4150-180 Porto, Portugal.

Fachada da Casa Brumester
Conhecer Casa Brumester

Casa Primo Madeira / Círculo Universitário do Porto

À procura de um espaço para um evento de exceção? Então coloque no topo das opções este Palacete do final do século XIX, "casa" do Círculo Universitário do Porto e de todos os alumni da U.Porto. No final, guarde o brinde para o imponente jardim, onde predomina a vegetação romântica, idêntica à do vizinho Jardim Botânico da U.Porto.

Localização: Rua do Campo Alegre, 877. 4150-180 Porto, Portugal.

Acesso à Casa Primo Madeira
Conhecer Casa Primo Madeira