Avançar para conteúdo principal

Doutoramentos - Funcionamento e Propinas

Como funcionam e qual a duração dos doutoramentos da Universidade do Porto? Quanto custa frequentar um curso na U.Porto? Descubra as respostas abaixo.

Funcionamento e propinas dos Doutoramentos da U.Porto

Como funcionam?

Os Programas de Doutoramento da U.Porto têm uma duração compreendida de entre seis e oito semestres (3 ou 4 anos), a que correspondem respetivamente 180 e 240 créditos ECTS.

Este ciclo de estudos integra a elaboração de uma tese original, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade, bem como a eventual realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação (curso de doutoramento).

O grau de Doutor é conferido aos estudantes que tenham obtido aprovação no ato público de defesa da tese.

Para mais informações, consulte o Regulamento Geral dos Terceiros Ciclos de Estudos (Doutoramentos) da Universidade do Porto

Note ainda que cada curso tem, por sua vez, o seu próprio regulamento.

Glossário Académico

Funcionamento e propinas dos Doutoramentos da U.Porto

Quanto custam?

A frequência de um curso de 3.º ciclo (doutoramento) da U.Porto está sujeita ao pagamento de uma propina/taxa anual.

No ano letivo 2023/2024, o valor indicativo da propina/taxa anual dos doutoramentos na U.Porto, para Estudantes Nacionais e/ou equiparados, é de de 2.750 euros (+1,95 euros de seguro escolar).

Se tem Estatuto do Estudante Internacional, note que o valor da propina/taxa é definido por cada Faculdade da U.Porto, de acordo com o custo real do curso. Nestes casos, pode ser aplicada uma redução de até 45% aos estudantes nacionais dos estados que integram a CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Para saber os valores exatos por curso, consulte a nossa Oferta Formativa.

Para mais informações (prazos, condições de pagamento, etc.), pode consultar o Regulamento de Propinas da U.Porto, ou contactar os serviços académicos da faculdade que pretende frequentar.

Bolsas e Financiamento